segunda-feira, 18 de julho de 2016

Opinião: Percy Jackson e o Último Olimpiano (Percy Jackson #5)

Título Original: The Last Olympian (2009)
Autor: Rick Riordan
Tradução: Marta Pinho
ISBN: 9789724622415
Editora: Casa das Letras (2016)

Sinopse:

Os mestiços passaram o ano inteiro a preparar para a batalha contra os Titãs, sabendo que a vitória é pouco provável. O exército de Cronos está mais forte do que nunca, e a cada novo deus ou mestiço que é recrutado, o poder de Cronos aumenta cada vez mais. Enquanto os Olimpianos lutam para travar o monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova Iorque, onde o Monte Olimpo quase não tem vigilância. Cabe agora a Percy Jackson e ao seu exército de jovens semideuses travarem o Senhor do Tempo. Neste muito aguardado quinto e último livro da série best-seller Percy Jackson e os Heróis do Olimpo, a profecia envolve o dia do 16.º aniversário de Percy. E, enquanto luta por travar o fim da civilização ocidental nas ruas de Manhattan, Percy enfrenta a terrível sensação de que, na realidade, está a lutar contra o seu próprio destino.

Opinião:

É uma série dedicada a um público mais jovem, dá logo perceber como vai acabar e tenho sempre a certeza que as personagens principais vão superar todos os obstáculos. E apesar de tudo isto, adoro as aventuras de Percy Jackson. Os livros são sempre tão divertidos! Finalmente consegui ler o último da primeira série criada por Rick Riordan que tem o filho do deus do mar como figura principal. E dos cinco volumes, penso que este é o mais intenso.

A ação é muito rápida, tal como é habitual nesta série. E apesar de existirem vários momentos relevantes, gostei que o autor tivesse dedicado tantas páginas à batalha final contra Cronos. Afinal, era disto que estava à espera e, felizmente, Rick Riordan preparou um confronto épico e que não é cansativo. Porém, também não posso dizer que estava à espera de outro desfecho. Tudo continua a ser previsível.

Existem muitos monstros, muitos perigos, mas também muitos momentos divertidos. É que a tensão é aliviada com situações caricatas, muito comuns nos livros do autor. Existem também alguns mistérios que são desvendados e nota-se a evolução das relações entre personagens. Afinal, Percy continua a ser um jovem que procura perceber o seu lugar no mundo, mas já começa a definir o que quer para o futuro e a mostrar uma personalidade mais madura.

Foi bom assistir ao desfile de personagens ao longo destas páginas. É que praticamente todos voltaram a surgir para aquilo que parece ser uma última despedida. E isso não é feito de forma leviana, mas sim de um modo que faz sentido. Também é bom poder perceber a trama através de diferentes pontos de vista, pois isso torna a história mais rica e interessante.

E deixem que volte a dizer isto: adoro que Rick Riordan consiga incluir tantos aspectos da mitologia grega nos seus livros. Pode não o fazer com rigor, mas faz com originalidade e com a preocupação de explorar a natureza humana. Neste livro, gostei muito da mensagem de que a família, os amigos, o lar têm uma importância imensa para o equilíbrio da alma humana e da sociedade.

O final é muito satisfatório. Rick Riordan fecha um ciclo, mas também consegue deixar este mundo em aberto para novas tramas, tal como veio a provar com "Heróis do Olimpo", a série que se segue a esta. É um livro que possui um tom juvenil, sim, também é verdade que o final não é inesperado, mas não deixa de ser uma história que cativa gerações. Eu gostei de entrar esta aventura!

Opinião a outros livros de Rick Riordan:
Percy Jackson e a Maldição do Titã (Percy Jackson #3)
O Herói Desaparecido (Os Heróis do Olimpo #1)
O Filho de Neptuno (Os Heróis do Olimpo #2)
A Marca de Atena (Os Heróis do Olimpo #3)
A Casa de Hades (Os Heróis do Olimpo #4)
O Sangue do Olimpo (Os Heróis do Olimpo #5)

Sem comentários: