quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Opinião: A Pirâmide Vermelha (Crónicas de Kane #1)

Título Original: The Red Pyramid (2010)
Autor: Rick Riordan
Tradução: Victor Antunes
ISBN: 9789896577889
Editora: Planeta (2016)

Sinopse:

Desde a morte da mãe, seis anos atrás, Carter Kane viaja pelo mundo com o pai, o egiptólogo Dr. Julius Kane. Não frequenta a escola e os seus pertences cabem numa única mala.
Enquanto isso, Sadie, a sua irmã mais nova, é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e uma vida “normal”. E ele, o que ela mais deseja: conviver com o pai.
Depois de tanto tempo separados, os irmãos não tinham praticamente mais nada em comum. Até que na noite de Natal, durante uma visita ao British Museum, o pai faz uma estranha promessa: tudo voltará a ser como antes.
Mas o seu plano falha e os irmãos acabam assistindo ao momento em que um personagem misterioso desaparece com o egiptólogo e provoca uma explosão magnífica.

Opinião:

Depois de nos ter apresentando filhos mestiços de deuses gregos e romanos nas sagas "Percy Jackson" e "Os Heróis do Olimpo", Rick Riordan volta a impressionar através de uma nova série que tem como base a mitologia egípcia. Mas desta vez não há propriedades repletos de jovens com afinidade aos deuses, mas apenas dois irmãos que cresceram afastados e que viajam pelo mundo com o objetivo de salvar o pai e a humanidade.

A história é contada a duas vozes. Por um lado temos a prespectiva de Carter, cauteloso e com um espírito mais aberto. O facto de ter acompanhado o pai em tantas aventuras e de nunca se ter sentido em casa em qualquer lugar faz com que este rapaz tenha conhecimentos fora do comum e uma outra forma de encarar certos acontecimentos. Por outro lado há Sadie, uma jovem que se rebelou como forma de desviar atenções dos seus problemas familiares e que não consegue aceitar facilmente a existência de entidades divinas. O primeiro é mais racional, a segunda mais impulsiva. Diverti-me mais nos capítulos e Sadie apesar de, numa fase inicial, a achar um pouco irritante.

À medida que a trama vai avançando, os dois irmãos formam laços mais fortes. Apesar de não o admitirem, entre eles já existia um enorme carinho, mas a verdade é que mal se conheciam. Foi bom o autor ter escolhido esta ligação entre as personagens principais, para fugir um pouco às fáceis ligações amorosas. Porém, o facto de eles serem adolescentes que estão a conhecer uma série de figuras novas faz com que o romance também exista no livro, ainda que, num certo caso, possa parecer forçado.

Tal como Rick Riordan já nos habituou, também este livro apresenta um ritmo muito rápido. Há sempre algo a acontecer, um perigo a ser enfrentado e uma descoberta nova. Isto faz com que a leitura, embora previsível, avance com rapidez e proporcione bons momentos. Não há espaço para grandes paragens e o intercalar de pontos de vista faz com que exista sempre um novo ponto de interesse que estimula a leitura.

E se estão à espera de um desfile de figuras mitológicas, muito à semelhança do que acontece em outros livros do autor, então não vão ficar desiludidos. Entre deuses e outras criaturas que pertencem à mitologia egípcia, são muitas as figuras que nos surpreendem ao longo destas páginas. As personalidades nem sempre correspondem ao que seria esperado, o que, de certa forma, é uma lufada de ar fresco. Gostei que a ligação entre os protagonistas e os deuses não fosse igual à de outras séries do autor.

Rick Riordan continua a justificar o motivo pelo qual é um dos autores mais bem sucedidos da literatura juvenil. Os seus livros são divertidos, repletos de ação e têm ainda uma boa dose de factos históricos que são apresentados de forma apelativa. Todos estes ingredientes fazem com que livros que seriam destinados a um público mais jovem também divirtam os mais adultos. Gostei muito do início desta série e tenho muita vontade de acompanhar as aventuras dos irmãos Kane.

Outras opiniões a livros de Rick Riordan:
Percy Jackson e a Maldição do Titã (Percy Jackson #3)
Percy Jackson e o Último Olimpiano (Percy Jackson #5)
O Herói Desaparecido (Os Heróis do Olimpo #1)
O Filho de Neptuno (Os Heróis do Olimpo #2)
A Marca de Atena (Os Heróis do Olimpo #3)
A Casa de Hades (Os Heróis do Olimpo #4)
O Sangue do Olimpo (Os Heróis do Olimpo #5)

Sem comentários: