sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Opinião: Broken - Despedaçada

Autor: Tânia Dias
ISBN: 9789895153459
Editora: Chiado Editora (2015)

Sinopse:

Assumir o seu papel como líder não estava nos planos de Alexia White, mas quando a sua mãe perde a vida num terrível assalto ao castelo, ela vê-se sem opções.
Num mundo onde os fracos se distinguem dos fortes pelos dons que possuem, Alexia está no topo da lista e precisa de aprender a lidar com os seus dons se pretende recuperar Starnyz das garras do traidor. Ian Bealfire, um homem que exala arrogância e prepotência por todos os poros, parece disposto a ocupar o lugar de seu Mestre.
Há quem diga que a jovem está destinada a salvar o mundo mas despedaçada pelas perdas que sofreu e assombrada pelas memórias do passado, será mesmo capaz de o fazer, quando nem a si parece ser capaz salvar?

Opinião:

Broken - Despedaçada é o livro de estreia de Tânia Dias. A história desenrola-se num mundo diferente do nosso, de inspiração medieval, e onde a magia é uma realidade. Além de abordar a força mística dos elementos, algo que me cativa sempre, a autora inspirou-se ainda nos mundos paralelos e focou-se numa história de amor que é divertida de acompanhar.

A narrativa tem um bom início, com um momento bastante forte, o que faz com que a leitura avance logo a um ritmo rápido. Desta forma, percebemos logo que o reino de Alexia White, a protagonista, está a atravessar uma fase crucial. Ficamos logo com uma ideia de perigo e desespero, sendo então possível perceber o motivo pelo qual a heroína tem tanta dificuldade em adaptar-se ao papel que lhe é esperado.

Alexia é apresentada como uma princesa preocupada com o seu povo, apesar de este seu papel a incomodar. Possuidora de grandes poderes, tem a missão de continuar o trabalho da mãe, ao mesmo tempo que tenta ultrapassar as dores do passado e compreender os seus sentimentos. A história é contada sob o seu ponto de vista, o que faz com que fiquemos a conhecer bem os seus pensamentos. A minha impressão dela foi alterando ao longo da trama, consoante a faceta que apresentava. Gostei da ideia de respeito e igualdade perante os outros, mas não sei até que ponto certas situações fazem sentido, tendo em conta a sua posição.

Existem duas figuras que afetam os sentimentos de Alexia. São eles Aaron e Ian. O primeiro parece ser um verdadeiro príncipe das histórias de encantar, leal, corajoso, justo e dedicado. O segundo é ambíguo, misterioso, sarcástico e de pouca confiança. Gostei mais de Ian do que Aaron, não só por ter uma personalidade mais interessante, como também por estar relacionado com momentos mais emocionantes da ação. Contudo, gostaria que se tivesse explicado melhor o porquê de ele ser já um mestre, tendo em conta que é tão novo.

Durante toda a trama existe a noção de que o povo de Alexia está em risco, contudo, a verdade é que, apesar dos ataques descritos, nunca se percebe muito bem quem é o grande inimigo da nossa heroína. Esta ideia de inimigo e vilão poderia ter sido mais explorada, de modo a que o leitor conseguisse encontrar justificação para tudo o que está a acontecer. Faltando a força nesta componente, os ataques parecem aleatórios e a trama acaba por girar em volta da história de amor e no processo de autodescoberta da protagonista. Mas a narrativa consegue agarrar e, mesmo quando acreditava que nada de novo podia acontecer, somos levados para uma nova e curiosa realidade que gera novo interesse.

Tânia Dias escreve bem, sabe equilibrar reflexão com ação, e consegue intercalar as sequências e acontecimentos. Percebe-se que este é um dos seus primeiros trabalhos, na medida em que existem algumas incongruências e alguma ingenuidade relativamente a certoss assuntos, mas o resultado geral acaba por ser positivo e por mostrar que, se a autora continuar a trabalhar, poderá evoluir muito mais. Encontrei alguns pequenos erros, o que mostram que um trabalho de revisão editorial teria sido uma mais-valia para o livro.

Este volume sugere ser o início de uma história maior, já que muito ficou por explicar e resolver. Espero que Tânia Dias já esteja de volta da continuação de Broken - Despedaçada, e que a experiência do primeiro livro a leve a construir uma aventura mais complexa e surpreendente. Pelo que apresentou neste volume, já mostrou de que é capaz disso.

Sem comentários: