domingo, 20 de novembro de 2016

Opinião: Lady Midnight (Os Artifícios Negros #1)

Título Original: Lady Midnight - The Dark Artificies (2016)
Autor: Cassandra Clare
Tradução: Catarina F. Almeida
ISBN: 9789896578435
Editora: Planeta (2016)

Sinopse: 

Paixão, determinação e criaturas diabólicas, nesta nova e tão aguardada trilogia de Cassandra Clare. Os Caçadores de Sombras de Los Angeles voltam com novas aventuras. Passaram cinco anos desde que o mundo dos Caçadores de Sombras esteve à beira da extinção. Emma Carstairs já não é uma criança de luto, mas uma jovem guerreira determinada a descobrir quem matou os seus pais e a vingar a sua perda.

Opinião:

Adorei conhecer os Caçadores de Sombras e estava ansiosa por voltar a mergulhar neste mundo através das aventuras de novas personagens. Ao terminar a saga "Caçadores de Sombras", fiquei com a ideia de que a autora iria desenvolver a história de Emma Carstais e Julian Blackthorn, que tinham surgido na parte final, enquanto crianças. Felizmente foi o que aconteceu. Desta forma, existe uma profunda ligação com todo o universo que já conhecemos, mas tudo é apresentada de uma forma fresca e entusiasmante.

É tão fácil gostar de Emma. Ela é a heroina forte e destimada que tem sempre um comentário sarcástico na ponta da língua. Isso faz com que muitos momentos de tensão se tornem mais ligeiros graças ao seu sentido de humor. Contudo, esta forma de estar esconde os seus verdadeiros temores e desejos. Ao acompanhar-mos os seus pensamentos, ficamos a perceber a confusão que vai na sua cabeça e os mecanismos que usa para se proteger. Julian, por seu lado, é tão intenso que só o queremos ver feliz. Adorei a forma como o seu passado o moldou e como aceita o peso das responsabilidades que chamou a si. A sua mente esconde muitas angústias e fiquei sempre à espera do momento em que ele exteriozasse tudo o que estava a sentir.

Lady Midnight é um livro volumoso, mas que se lê com avidez. Apresenta uma daquelas histórias que queremos desvendar, mas ao mesmo tempo desejamos que não termine. Existe um enredo principal e ainda muitos outros sencundários, o que faz com que exista sempre algo a acontecer e o que leva a leitura a avançar com rapidez e interesse. Além de ter ficado rendida aos protagonistas, confesso que também adorei conhecer Cristina e Mark, duas outras figuras cujos pontos de vista também tão explícitos.

É engraçado que, ao príncipio, achei que não iria sentir grande empatia por Cristina. Isso deve-se ao facto de ele ter sido apresentada sob o ponto de vista de Emma, que a vê como uma jovem perfeita. Porém, Cristina acaba por mostrar ter muitos segredos, sendo isso, e a sua ligação a Mark, que me fizeram vê-la com outros olhos. Não daria uma boa protagonista, mas é uma personagem secundária forte e consegue criar curiosidade sobre um outro lado da história. Já Mark consegue prender-me a atenção do início ao fim. Adorei a sua diferença e a forma como tenta adaptar-se a uma realidade à qual julga não pertencer. Além disso, Cassandra Clare fez com que figuras já nossas conhecidas também surgissem, o que nos permitiu matar saudades.

A narrativa agarra desde o início e torna-se cada vez mais alucianante. Existe um mistério a desvendar, e confesso que, desta vez, não consegui descobrir o que estava por trás de todos os crimes apresentados. Fiquei bem surpreendida com a forma como tudo. É curioso que podemos transpor esta história fantástica para a realidade e refletir sobre a forma como o sentimento de não-pertença pode afetar uma pessoa, ao ponto de levar ao envolvimento com atividades criminosas.

Cassandra Clare aproveitou ainda para explorar  o que aconteceu aos Caçadores de Sombras após a Grande Guerra. A autora faz pensar que o fim de um conflito tem sempre consequências nefastas e que, mesmo não havendo um confronto declarado, fica sempre um clima de tensão e perigo entre partes outrora inimigas declaradas. Além disso, a autora faz pensar sobre a dimensão de uma punição e até que ponto esta pode despoletar outros problemas. E apesar de já existirem tantos livros sobre este universo, é sempre bom perceber que há muito mais para descobrir. O significado de parabatai é um assunto fulcral nesta obra e volta a dar-nos a ideia de rigidez do governo destes guardiães.

A série "Os Artifícios da Noite" tem todos os ingredientes para ficar ao mesmo nível que "Caçadores de Sombras: As Origens", uma trilogia que me deixou rendida. Adorei a história e quero voltar aencontrar todas estas personagens com a maior brevidade possível. Lady Midnight prova que este universo não está esgotado. Tenho a certeza que os fãs de Cassandra Clare vão adorar este volume tanto quanto eu. Recomendo!

Outras opiniões a livros de Cassandra Clare:
A Cidade dos Ossos (Caçadores de Sombras #1)
A Cidade das Cinzas (Caçadores de Sombras #2)
A Cidade de Vidro (Caçadores de Sombras #3)
A Cidade dos Anjos Caídos (Caçadores de Sombras #4)
A Cidade das Almas Perdidas (Caçadores de Sombras #5)
A Cidade do Fogo Celestial (Caçadores de Sombras #6)
Anjo Mecânico (Caçadores de Sombras: As Origens #1)
Príncipe Mecânico (Caçadores de Sombras: As Origens #2)
Princesa Mecânica (Caçadores de Sombras: As Origens #3)
As Crónicas de Bane
A Prova do Ferro (Magisterium #1) com Holly Black
A Manopla de Cobre (Magisterium #2) com Holly Black

Sem comentários: