segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Opinião: Amor em Minúsculas

Título Original: Amor en Minúsculas (2015)
Autor: Francesc Miralles
Tradução: Liliana Sousa
ISBN: 9789897542954
Editora: Marcador (2017)

Sinopse: 

Ao acordar no dia 1 de janeiro, Samuel, um professor de Linguística solitário, está convencido de que o ano que se inicia só lhe trará verbos no passivo e poucos momentos em itálico, até que um visitante inesperado se esgueira para dentro do seu apartamento e se recusa a sair. Mishima, um gato vadio, torna-se o catalisador que faz Samuel abandonar a comodidade dos seus livros favoritos, dos seus filmes estrangeiros e da sua música clássica, para ir a lugares onde nunca esteve - como a casa do vizinho - e conhecer pessoas que jamais pensaria conhecer - um velho com o qual nunca trocaria uma palavra.
Mas há mais: o gato fará com que ele reencontre Gabriela, uma misteriosa mulher do seu passado, que ele já não tinha esperança de voltar a ver. Uma história inteligente, divertida e doce que nos comove e revela que os pequenos detalhes são o grande segredo da felicidade. Amor em Minúsculas é uma pequena preciosidade e está a causar furor internacional. Um livro adorável que conjuga referências literárias e filosóficas com a magia única das pequenas coisas.

Opinião:

Francesc Miralles apresenta uma história amorosa em Amor em Minúsculas, ao mesmo tempo que nos recorda que não devemos deixar de valorizar tudo o que nos rodeia. Afinal, e como a está escrito na capa "O segredo da felicidade está nas pequenas coisas". Ao ler este livro é impossível não pensar na beleza que nos rodeia e nas inúmeras possibilidades que a vida nos oferece.

Samuel é o protagonista desta obra. Inicialmente, surge como um homem solitário e resignado à sua condição, alguém que quase nem se atreve a sonhos e que parece não ver o que está à sua volta. Os pensamento deste homem chegam a ser opressivos, quase como se o autor nos estivesse a alertar que, neste estado, a felicidade nunca poderá ser encontrada. Contudo, Francesc Miralles também nos mostra que as alegrias da vida podem ser alcançadas se estivermos dispostos a fazer por isso. Afinal, a ação vale sempre mais do que a intenção.

É engraçado que, uma pequena mudança, faz com que a vida do Samuel entre numa sequência de acontecimentos que o transformam. O aparecimento de um gato, algo tão simples, leva este homem a agir, a ter vontade de sair da sua rotina e, deste modo, a perceber que as mudanças ainda são possíveis. É ainda curioso o quanto uma tarefa que lhe é entrega tenha uma ligação tão forte com este novo percurso. Assim, entendemos que nunca é tarde para lutar por um sonho e conseguir algo muito desejado.

Nesta nova aventura, Samuel descobre-se, encontra um objetivo e ainda nos apresenta personagens caricatas e com muito para nos ensinar. Adorei o velho Titus, homem claramente sábio e que impressiona através das suas palavras. Estranhei Valdemar, mas fiquei curiosa com as suas histórias, alegóricas, talvez, e com tanto de sonho como de realidade. Fiquei intimidade por Gabriela, mas quis desvendar-lhe os mistérios e perceber o que passou. Sorri com Meritxell e fiquei com pena de ver a forma como destino acabava por a empurrar para outro lado. Admirei o papel de Mishima, que me fez pensar em como um simples gato pode ser tão importante na vida do seu dono.

A narrativa é cativante e tem momentos muito bonitos. As reflexões de Samuel são conselhos ou gatilhos de pensamento para os leitores e levam-nos a questionar o que estamos a fazer com estas 650 000 horas de vida que, aparentemente, nos foram concedidas. O autor mostra que as nossas escolhas condicionam o futuro e que a nossa atitude é crucial para o sucesso. É curioso ver como, na história, existem tantas coincidências que levam Samuel a encontrar o seu destino. Faz-nos pensar sobre o que o futuro, esse que parece ser tão bom ao ponto de geral uma nova espécie de nostalgia, nos reserva.

No final da leitura, admirei a história, mas também senti necessidade de que alguns momentos tivessem mais desenvolvimento. Existem muitas explicações a dar, quer seja no destino de algumas personagens quer em teorias que foram apresentadas, o que faz com que fique a sensação de que poderia haver muito mais. Talvez a intenção do autor fosse mesmo deixar alguns pontos em aberto, mas seria bom ter existido um maior desenvolvimento.

Ao ler este romance, percebe-se perfeitamente que Francesc Miralles tem uma forte ligação com temáticas de espiritualidade e autoajuda. Afinal, o autor trabalhou durante muitos anos no mercado literários de tais obras. Felizmente conseguiu transmitir as suas ideias neste formato, apresentado uma história tão envolvente. Se gostam de histórias de amor que exaltam a simplicidade e beleza da vida, então deem uma oportunidade a este Amor em Minúsculas. 

1 comentário:

Bruna Martins disse...

Gostei da opinião! Este tá na minha wishlist ^^
Beijinho**

https://tinygirlreviews.wordpress.com