quinta-feira, 20 de abril de 2017

Opinião: A Tua Segunda Vida Começa Quando Percebes Que Não Terás Outra

Título Original: Ta deuxième vie commence quand tu comprends que tu n'en as qu'une (2015)
Autor: Raphaëlle Giordano
Tradução: Patrícia Xavier
ISBN: 9789896652210
Editora: Suma de Letras (2017)

Sinopse:

Camille tem tudo e parece estar feliz. Então, por que sente a felicidade escorregar-lhe por entre os dedos? Quando Claude, rotinólogo, se oferece para a ajudar, ela não hesita. Através de experiências surpreendentes e incríveis, Camille vai, passo a passo, transformando sua vida e começa a conquistar seus sonhos. Um romance enternecedor e autêntico sobre a capacidade de nos reinventarmos

Opinião:

Raphaëlle Giordano, coach de desenvolvimento e criatividade, inspirou-se claramente na própria profissão para escrever este seu primeiro romance. Em  A Tua Segunda Vida Começa Quando Percebes Que Não Terás Outra encontramos uma mulher comum que passa por desafios e obstáculos semelhantes a muitas outras pessoas. Ao apresentar esta personagem e a jornada que fez para alcançar os seus sonhos, a autora procura entreter o leitor e transmitir conselhos e estratégias que podem ser levados para a vida.

Conhecemos Camille numa situação caricata e depois somos apresentados à sua realidade pessoal, familiar e profissional. Quando Claude aparece, não sabemos bem o que esperar desta personagem, que parece demasiado altruísta para ser verdade. Entre os dois acaba por se estabelecer uma ligação de mestre e aprendiz que proporciona ao leitor uma nova visão sobre as dificuldades da vida.

A narrativa começa de forma interessante, mas acaba por agarrar como era esperado. Tal pode ter acontecido devido à construção das personagens. Afinal, as figuras apresentadas representam estereótipos e acabam por não ter uma profundidade capaz de gerar empatia. Além disso, o desenrolar da trama é feito através de uma sequência de ensinamentos, sendo que a aprendizagem acontece com rapidez e deixando a impressão de que tudo é fácil.

A história em si acaba por não ser marcante, mas as técnicas de coaching acabam por serem assimiladas e, quem sabe, utilizadas no futuro. Este é mesmo o ponto mais interessante da obra, uma vez que, de uma forma descontraída, dá a conhecer técnicas que podem ser implementadas na vida do leitor, nos mais diferentes campos.

Nas páginas finais do livro, existe um pequeno índice que recordam e explicam alguns dos conceitos que foram apresentados ao longo da leitura. Desta é reforçada a ideia de que este livro tem o objectivo de dar a conhecer métodos e estratégias que podem levar ao desenvolvimento humano e, desta forma, à felicidade.

A Tua Segunda Vida Começa Quando Percebes Que Não Terás Outra é um livro que se lê com facilidade e rapidez. Acredito que esta é uma leitura pertinente para quem sente que a sua vida chegou a uma fase de estagnação e comodismo e deseja fazer uma análise da situação actual para, de seguida, encontrar novos caminhos que conduzam à realização pessoal.

Sem comentários: