segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Opinião: Nimona

Título Original: Nimona (2015)
Autor: Noelle Stevenson
Tradução: Renato Carreira
ISBN: 9789897730559
Editora: Edições Saída de Emergência (2017)

Sinopse: 

Quando o vilão Lorde Ballister Coração Negro conhece uma rapariga misteriosa de nome Nimona, ambos são impelidos a uma parceria criminosa com o objetivo de lançar o caos no reino. Assumem como missão provar perante todos que Sir Ambrosius Virilha Dourada e os seus comparsas no Instituto Para a Aplicação da Lei & Heroísmo não são tão heroicos e nobres como todos julgam.
Vão ocorrer imensas EXPLOSÕES. E CIÊNCIA E TUBARÕES também não vão faltar.
Mas quando simples atos traquinas se transformam numa batalha sem quartel, Lorde Coração Negro descobre que os poderes de Nimona são tão misteriosos quanto o seu passado. E o seu lado selvagem poderá ser muito mais perigoso do que ele próprio está disposto a admitir…
NÉMESIS!
DRAGÕES!
CIÊNCIA!
VENHA CONHECER NIMONA!

Opinião:

Existem livros que, sem estarmos à espera, nos enchem o coração. Decidi dar uma oportunidade a Nimona depois de uma conversa uma blogger amiga. Não costumo adquirir novelas gráficas, não por pensar que as histórias são inferiores ao formato romance, mas por saber que se tratam de livros que duram poucas horas nas minhas mãos. Sim, Nimona foi um livro devorado em menos de nada, mas gostei imenso de cada bocadinho passado entre estas páginas.

A trama está dividida em vários e pequenos capítulos. Nos primeiros, somos introduzidos ás personagens, ao papel de cada uma e a este novo universo. A primeira impressão que fica é o grande sentido de humor adjacente à narrativa e ainda o facto de as figuras principais serem estarem do lado do mal e, ao mesmo tempo, terem dúvidas morais divertidas e pertinentes. Como tal, as primeiras páginas apresentam uma sucessão de acontecimentos que, numa primeira análise, parecem aleatórios, mas que têm a função de nos ambientar e preparar para algo maior.

A certo momento, chegamos a capítulos que já não funcionam em separado e que estão ligados a um enredo mais complexo. Não só a história é mais densa como a mensagem que a autora nos tenta passar se torna cada vez mais evidente e acaba por nos tocar o coração. O vilão taciturno e incapaz de fazer grandes maldades revela-se um homem que é capaz de se sacrificar pela sociedade, mesmo que tal implique ir contra aquilo que ele é. O herói belo e valente pode ter segredos sombrios e não ser tão valoroso quanto quer fazer crer. A organização incumbida da segurança do reino pode ter outros interesses. A menina irresponsável que só quer fazer maldades talvez só queira um amigo. Não existem muitas personagens, mas elas são memoráveis.

Nimona demorou um pouquinho a conquistar-me, talvez por acabar sempre por repreender as suas acções inconsequentes. Contudo, os disparates que ela faz e a forma como consegue arreliar Lorde Ballister acabam por fazer sorrir e por querer descobrir o que ela vai aprontar a seguir. Além disso, o mistério relativo ao seu passado e à sua condição aumentam a intriga . No final, ela acaba por se revelar uma figura de várias dimensões, muito bem conseguida.

Lord Ballister Coração Negro foi a figura de que mais gostei. Ele é  grande vilão deste mundo, mas depressa percebemos que é um malvado de bom coração, que apenas está a cumprir, com toda a devoção, um papel que lhe foi atribuído. Gostei de assistir à sua evolução, provocada pelo convívio com Nimona, e apreciei o facto de ele ser sempre fiel aos seus valores, mesmo quando tal o coloca em situações nas quais não se sente confortável. Já Sir Ambrosius Virilha Dourada cria antipatia logo no início, sendo que só mais lá para o fim me conseguiu fazer vê-lo com outros olhos. Ele é o exemplo do herói de fachada, de alguém que sente necessidade de ser admirado para se sentir bem.

A relação entre as personagens faz sentido e cria momentos que tanto podem ir de divertidos até a emotivos. No final, tive vontade de reler as primeiras páginas, só para verificar a evolução que aconteceu. Os desenhos são amorosos e o contraste das cores faz sentido e acrescenta individualidade às personagens. Nimona é um livro que merece ser tido em consideração, mesmo por aqueles que, como eu, não costumam dar grandes oportunidades a novelas gráficas. Como tal, se querem uma história divertida, com significado e que vos fique na mente depois de lida, não deixem esta leitura ao lado.

Sem comentários: