quarta-feira, 25 de abril de 2018

Viva a Liberdade!


Hoje é dia de nos sentirmos gratos por algo que tomamos por garantido, mas que nem sempre o foi. É dia de recordar que houve uma altura em que nada foi assim. em que, entre imensas restrições, se vivia sob censura, não se podia ter acesso a algo considerado fora da norma nem projectar opiniões nesse sentido. Tempos em que eram dadas palas às pessoas para não verem além do que lhes tinha sido preparado de modo a que os seus pensamentos não fossem desviantes. Mas a mente humana rebela-se, a luta, muitas vezes silenciosa, acontecia mesmo quando era abafada e a demanda por liberdade prevaleceu.

Hoje é dia de nos sentirmos gratos. Gratos por, por exemplo, podermos escolher qual livro ler a seguir, sem que exista o perigo de elegermos um título listado como "proibido" e sermos castigados por isso. Gratos por termos a possibilidade de discutir o que lemos, de expressar sem receio as nossas ideias, de procurar outros pontos de vista, outras análises, outras formas de pensar.
Nem sempre foi assim, há locais neste mundo onde ainda não é assim. Mas é aqui e agora. Vamos sentir-nos gratos por isso. E viva a liberdade!

Sem comentários: