quarta-feira, 13 de abril de 2016

Opinião: Uma Viscondessa Fascinante (Casa de Trent #3)

Título Original: A Scoundrel's Seduction (2014)
Autor: Jennifer Haymore
Tradução: Maria Filomena Duarte
ISBN: 9789896577643
Editora: Planeta (2016)

Sinopse: 

 O agente secreto Sam Hawkins consagrou a vida a proteger o Rei e o país. Assim, quando recebe ordens para assassinar um traidor implacável, não questiona a missão. Mas Sam não sabia que o seu acto tinha uma testemunha: a bela e misteriosa mulher do traidor.Agora, só lhe resta levá-la como prisioneira... Uma pessoa em quem não confia e a quem não consegue resisitr. Élise, Lady Dunthorpe, fará tudo para escapar ao poderoso carcereiro, incluindo seduzi-lo. Ignorava os crimes miseráveis do marido, mas guarda segredos que ameaçam tudo o que lhe é mais querido.Com os penetrantes olhos escuros e as ternas carícias, Sam inflama os desejos mais profundos de Élise, mas como pode ela confiar num homem que não lhe concede a liberdade? Apanhado entre a Coroa que jurou servir e a mulher que começou a amar, Sam arriscará o coração - e a vida - para mantê-la em segurança.

Opinião:

Jennifer Haymore é uma das escritoras que mais me surpreende dentro deste género literário. A autora consegue entreter e fazer suspirar através dos seus romances inseridos na era vitoriana ao mesmo tempo que revela uma trama coerente, uma intriga que cativa e um estilo cuidado. Uma Viscondessa Fascinante não é exceção e proporciona uma leitura muito agradável.

A história começa num momento de ação e fez com que ficasse agarrada ao que estava a acontecer. É também nesse momento que surge o par romântico da obra, Sam e Élise. Não se pode dizer que eles tenham personalidades propriamente marcantes. Ele é o típico homem atormentado e ela a mulher que finalmente descobre o amor. Sam acaba por ser mais interessante, afinal Élise parece ser mais uma heroína igual a tantas outras. Porém, é o que envolve as personagens que me fez interessar pela leitura e torcer pela felicidade deste casal.

O romance acontece de uma forma algo rápida, mas antes disso gostei de assistir às dúvidas de cada um. Preferia que essa situação dúbia se tivesse prolongado por mais tempo de modo a justificar os lados opostos que ambos representam. Porém, gostei muito dos momentos em que cada um abriu o coração e partilhou com o outro o seu passado. Isso acaba por dar fundamento à personalidade de cada personagem e torna a trama mais completa.

A autora tem uma grande preocupação em pegar em elementos da época em que a história se insere para dar maior consistência ao que está a narrar. Como tal, gostei da inclusão dos problemas entre ingleses e franceses e das intrigas entre a nobreza. Contudo, gostaria de ter visto mais elementos históricos. Também é importante referir o facto da importância da aparência e de como uma atitude mais incorrecta pode manchar uma reputação.

Na série "Casa de Trent", existe um certo mistério que está para ser desvendado desde o primeiro livro. Felizmente, posso revelar que existem fortes avanços neste campo, e que estes fornecem um resultado plausível e satisfatório. A viúva de Trent é uma das pesonagens mais interessantes desta série, até mesmo quando está desaparecida. Conhecer melhor o que motiva o seu desaparecimento faz pensar no sofrimento a que as mulheres nobres desta época se sujeitavam para o bem do nome da família.

Uma Viscondessa Fascinante é um livro agradável, pouco exigente, que, em termos de narativa, não cai em absurdos. Existem alguns lugares-comuns, mas como se encontram bem fundamentados acabam por não causar tanto incómodo. Jennifer Haymore consegue sobressair graças ao seu talento para a escrita e a sua capacidade de contar história que prendem a atenção.Os fãs deste género vão, de certeza, apreciar esta leitura.

Outras opiniões a livros de Jennifer Haymore:
Uma Duquesa em Fuga (Casa de Trent #1)

Sem comentários: