quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Opinião: Monstress - volume 2: O Sangue

Título Original: Monstress - vol. 2 (2017)
Autor: Marjorie Lu
Ilustrador: Sana Takeda
Tradução: Renato Carreira
ISBN: 9789897730900
Editora: Edições Saída de Emergência (2018)

Sinopse:

Maika Meiolobo está a ser perseguida por uma coligação de forças determinada a controlar e a destruir a poderosa criatura demoníaca que habita dentro de si. Mas Maika não descansará enquanto não cumprir a sua missão: descobrir os segredos da sua falecida mãe, Moriko.
Nesta sequela, a jornada de Maika irá levá-la à cidade de Thyria, controlada por piratas, e através dos mares à misteriosa Ilha dos Ossos. Será uma viagem que irá forçar Maika a reavaliar o seu passado, presente e futuro e onde irá aprender que não pode confiar em ninguém, incluindo no seu próprio corpo...

Opinião:

Marjorie Liu e Sana Takeda apresentam uma obra admirável. "Monstress" é uma série incrível que tem tudo para conquistar até quem torce o nariz a novelas gráficas. A história é complexa, as personagens profundas, a acção intensa, a imaginação prodigiosa e a mensagem atual. O Sangue, segundo volume desta aventura, retoma a narrativa no momento em que o primeiro terminou e brinda os leitores com momentos impressionantes.

Tenho, inevitavelmente, que começar por falar pelo primeiro aspecto que é admirado nesta obra: a arte gráfica. Sana Takeda é uma ilustradora de enorme talento. Esta história poderia ser apresentada no formato romance, mas não teria o mesmo encanto. Nem perto. Virar as páginas é ansiar por descobrir novas ilustrações e ver como Takeda nos vai surpreender desta vez. Existem uma enorme sensibilidade em criar imagens que tenham a mesma qualidade que a trama, o que faz com que todos os pormenores sejam tidos em conta. Os tons usados reflectem o espírito vivido naquele exacto momento, as expressões das personagens não só correspondem à acção como ainda nos ajudam a desvendar ainda melhor as suas personalidades, os espaços são criados com detalhe. Tudo isto para não mencionar a beleza das figuras mais fantásticas...

Maika Meiolobo, a protagonista desta aventura de inspiração oriental, desempenha a função de anti-herói. Voltamos a vê-la em situações imorais, além de que continua a não ser a pessoa mais amável para com os que a rodeiam. Contudo, apesar destes comportamentos, não consegui deixar de sentir empatia por ela. Com uma criatura horripilante aprisionada dentro do próprio corpo, Maika tenta libertar-se deste tormento que a leva a afastar-se de todos e a não querer criar laços, isto por desconfiança mas também por temer magoar alguém por quem tenha sentimentos. Além da jornada que faz para descobrir os segredos da mãe e o segredo para se livrar do monstro, é comovente assistir às reflexões e dúvidas de Maika quanto ao passado e às intenções da mulher que a deu à luz.

Kipaa e Ren, os companheiros de Maika nesta aventura, também estão de regresso. Apesar da protagonista ser uma "loba-solitária" é bom ver que a cooperação destas duas figuras a ajudam na sua jornada. Kippa é um verdadeiro amor. Representação da inocência, coragem e fé, ela revela-se uma heroína improvável e acaba por apelar ao lado mais compassivo da protagonista. Ren encerra nele sabedoria necessária para vários desafios e revela fidelidade nas promessas feitas, mesmo quando não acredita no sucesso da missão.

A criatura demoníaca que habita no corpo de Maika apresenta uma agradável evolução. Se no primeiro volume ficou a sensação do perigo que representava, agora são fornecidos mais dados sobre o seu passado que dão uma visão mais vasta sobre o seu papel. O terror associado a esta figura e ao que pode fazer a Maika e ao seu mundo persistem, mas agora sabemos que o perigo não existe sem razão. Marjorie Lu prova que tem tudo pensado e que as personagens que cria, independentemente dos valores que possuem, têm motivos válidos segundo o próprio carácter.

O ponto mais fraco deste livro? Fazermos chegar à última página rapidamente e com a sensação de que se quer mais. A história é realmente cativante e fez-me entrar facilmente neste mundo. A narrativa não tem momentos mortos, sendo que tudo é relevante, quer seja pela acção em si como pelas informações que as personagens estão a dar. E todos estes dados são absorvidos com prazer e aumentam ainda mais a vontade de descobrir outras vertentes deste enredo. No final, surge uma situação que nos deixa em suspense e com uma enorme vontade de ter já o capítulo seguinte nas mãos.

Estou muito feliz por ter colocado o cepticismo de lado e ter apostado na leitura desta série. Se o primeiro volume cativou, o segundo fez com que esta obra ganhasse uma nova dimensão de maior destaque. Entendo perfeitamente o porquê de esta ser uma obra tão aclamada e vencedora dos prestigiados prémios Hugo e British Fantasy Award. É que Monstress é mesmo incrível.


Sem comentários: