terça-feira, 24 de abril de 2018

Opinião: Quando Tu Voltaste

Título Original: The One That Got Away (2017)
Autor: Maria Realf
Tradução: Raquel Dutra Lopes
ISBN: 9789897770432
Editora: Planeta (2018)

Sinopse:

Lizzie Sparkles devia ser a rapariga mais feliz do mundo... está a três meses de se casar com quem acha ser o Tal, no casamento dos seus sonhos! Passou os últimos três meses em êxtase. Mas, um fim-de-semana quando está a experimentar o vestido de noiva recebe notícias perturbadoras: o amor do passado regressa à sua vida como uma bomba! Depressa percebe que estas notícias ameaçam atrapalhar e eliminar os seus planos tão cuidadosamente elaborados.

O regresso inesperado de Alex muda tudo e Lizzie enfrenta um dilema impossível. Como poderá esquecer o passado, quando se depara com ele... e lhe pede mais uma oportunidade? E é forçada a fazer uma escolha que mudará a sua vida para sempre.

Uma história de amor comovedora e inesquecível, uma leitura emotiva, que não deixará os leitores indiferentes.

Opinião:

Um romance que sobre dúvidas, amores do passado, perdão, decisões difíceis, perda... e a preparação de um casamento! Quando Tu Voltaste apresenta a história de Lizzie, uma jovem que é contactada por um grande amor do passado enquanto está a preparar o enlace com um outro homem. Se isto vos deixa adivinhar uma grande crise no coração e mente da protagonista, fiquem desde já a saber que estão certos.

Maria Realf, a autora, conta esta história ao intercalar capítulos do presente e do passado de Lizzie. Por um lado observamos o entusiasmo da protagonista junto de Josh, homem com quem vive há alguns anos e ao lado de quem voltou a encontrar o amor após uma grande desilusão do passado. Já nos capítulos referentes a outros temos, assistimos ao desabrochar de um namoro intenso entre Lizzie e Alex, romance esse que sabemos, à partida, não vai terminar bem. Nas primeiras páginas, percebemos as diferenças entre estes dois relacionamentos, sendo um mais estável e seguro enquanto o outro é pujante e avassalador. Torna-se inevitável tomar partidos.

Claro que, ao longo das páginas, existe uma curiosidade crescente de conhecer o que Alex fez a Lizzie para a deixar tão magoada. Ainda assim, o seu reaparecimento, deixa perceber que há sentimentos que não morrem facilmente. Admito que me custou aceitar todas as escolhas da protagonista ao longo da história. Consigo perceber as dúvidas que sentia, mas não conseguia esquecer que ela estava, ao mesmo tempo, a ir para a frente com um compromisso sério com um destes homens. Lizzie arrasta a situação, coloca-se em situações que a deixam confortável sem fazer uma escolha e, como seria de esperar, acaba por causar uma mágoa semelhante àquela que sofreu no passado.

Apesar de não aprovar todas as atitudes da protagonista, não perdi a vontade de ver o que iria fazer a seguir. Além disso, o facto de a autora desvendar, aos poucos, o passado de Lizzie e Alex faz-nos não querer largar o livro até tudo estar exposto. E quando isso acontece, existe uma nova reviravolta que nos faz querer perceber que desfecho Maria Realf terá na manga para esta história. O final faz sentido, está bem conseguido e faz-nos pensar em superação e na verdadeira dimensão do amor.

Para quem gosta de casamentos, este livro vai ser uma delícia. É que, ao longo da narrativa, assistimos a Lizzie nos mais variados momentos de preparação do seu enlace com Josh. Desde a prova dos vestidos, à escolha das flores, dos convites, ao ensaio da cerimónia e às despedidas de solteiro, Quando Tu Voltaste permite-nos entrar em alguns dos passos mais importantes do noivado. Algo divertido, emocionante e que nos deixa a paixão de Maria Realf por casamentos, ou não tivesse a autora trabalhado em revistas relacionadas com este tema.

Quando Tu Voltaste é um romance amoroso. Apesar de nem sempre compreendermos as escolhas de Lizzie, conseguimos entender o drama que enfrenta. Um história que fala de um amor que não termina, de superação e da coragem necessária para admitir sentimentos e lutar por uma felicidade maior. Um livro recomendado para os leitores mais românticos.


Sem comentários: