sábado, 24 de agosto de 2013

Opinião: Êxtase (Série Anjos Caídos #4)

Autor: J. R. Ward
Título Original: Rapture (2012)
Tradução: Filipa Aguiar
ISBN: 9789897260773
Editora: Quinta Essência (2013)

Sinopse:

Redenção não é uma palavra que Jim Heron conheça muito bem. A sua especialidade é a vingança e, para ele, o pecado é relativo. Mas tudo muda quando se torna um anjo caído e é incumbido da tarefa de salvar sete pessoas dos sete pecados mortais... e o fracasso não é permitido.

Mels Carmichael, jornalista do Caldwell Courier Journal, apanha o maior choque da sua vida quando um homem se atravessa à frente do seu carro junto ao cemitério local. Depois do acidente, a amnésia dele é o tipo de mistério que ela gosta de solucionar, mas em breve descobre que o passado é demasiado misterioso... e que está a apaixonar-se pelo estranho. Enquanto as sombras oscilam entre a realidade e o outro mundo, e a memória do seu amante começa a voltar, os dois aprendem que nada está realmente morto e enterrado. Em especial quando se está preso numa guerra entre anjos e demónios. Com a alma em jogo, e o coração de Mels em risco, o que irá ser preciso para salvar ambos?

Opinião:

Êxtase segue a mesma fórmula que foi usada nos volumes anteriores da série dos "Anjos Caídos" e, apesar de não guardar grandes surpresas consegue agarrar à leitura. A razão? As personagens.

Ler um livro desta série é saber que vai surgir um novo casal, vai existir entre as duas partes uma química intensa, vão existir combates e a natureza humana vai ser colocada à prova. Sendo assim, para além de Jim Heron, a personagem de maior importância de todos os volumes, também Mathias ganha destaque e surge Mels.

Mathias já era uma personagem conhecida, e é interessante ver como a autora decidiu reaproveitar este homem que nos primeiros volumes causava repugnância. Ao início pode haver alguma resistência quanto a este homem de passado tão negro, até porque ele já foi uma das almas debatidas no jogo entre Jim e Devina. Contudo, a autora decidiu dar-lhe um final diferente daquele que lhe parecia ter sido destinado, sendo este pontuado, claro, por uma vertente mais romântica. Até aqui, poucas surpresas.

Mels é uma jovem jornalista que ambiciona progredir na carreira. Tal como outras personagens femininas de J. R. Ward, é independente, dona de opinião própria, com bom coração tornado-se, por isso, uma figura com quem é fácil criar empatia. Mels acaba por ser o ponto mais atractivo deste volume, uma vez que prende com o seu desenvolvimento e ao desvendar do seu passado.

Por sua vez, Devina é uma vilã que perde um pouco a sua força, muito por causa da exposição dos seus pontos fracos. Se nos primeiros volumes era fácil condenar esta mulher-demónio capaz das maiores atrocidades, agora vê-mo-la como um ser paranóico e obcecado que, muito provavelmente, vai ser a autora do seu próprio fracasso. Perdendo-se o lado da oposição, a trama acaba por se revelar um pouco mais fraca e o jogo das almas parece ser relegado, em detrimento da história de amor.

Destaco ainda o papel de Adrian, uma das figuras que até aqui parece funcionar apenas como parte do cenário da narrativa. Adrian ganha uma nova vida, muito por causa de uma perda. Atormentado, começa a tomar atitudes que dão uma nova dinâmica à narrativa e acaba por se revelar uma personagem que ainda tem muito para oferecer.

A acção, em si, é a esperada e, tal como já referi, igual à dos volumes anteriores: existe mais uma alma em risco, rapaz conhece rapariga, apaixonam-se, existe um combate mais intenso e um risco de perda, rapaz fica com a rapariga. Contudo, a leitura é feita com rapidez e interesse, muito graças à escrita da autora que agarra o leitor através de um discurso simples e directo, diálogos naturais e credíveis, personagens cativantes e relações intensas.

No final, fica a sensação que este leitura proporcionou momentos divertidos. Êxtase é uma obra que corresponde às expectativas dos fãs de J. R. Ward, e que serve o seu propósito, não sendo mais do que isso. Fica, contudo, a dúvida sobre o que poderá acontecer de novo nos próximos volumes.

Outras opiniões a livros de J. R. Ward:
Na Sombra da Vingança (Série Irmandade da Adaga Negra #7) 
Na Sombra do Destino (Série Irmandade da Adaga Negra #8)
Cobiça (Saga Anjos Caídos #1)
Desejo (Saga Anjos Caídos #2)

Sem comentários: