sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Opinião: Quando o Cuco Chama (Cormoram Strike #1)

Título original: The Cuckoo's Calling (2013)
Autor: Robert Galbraith (pseudónimo de J. K. Rowling)
Tradução: Ana Saldanha, Maria Georgina Segurado e Rita Figueiredo
ISBN: 9789722351539
Editora: Editorial Presença (2013)

Sinopse: 

Quando uma jovem modelo, cheia de problemas na sua vida pessoal, cai de uma varanda coberta de neve em Mayfair, presume-se que tenha cometido suicídio. No entanto, o seu irmão tem dúvidas quanto a este trágico desfecho, e contrata os serviços do detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra – com sequelas físicas e psicológicas – e a sua vida está num caos. Este caso serve-lhe de tábua de salvação financeira, mas tem um custo pessoal…
Um policial envolvente e elegante, mergulhado na atmosfera de Londres. Quando o Cuco Chama é um livro notável, um romance policial clássico na tradição de P. D. James e de Ruth Rendell, e marca o início de uma série verdadeiramente singular.

Opinião:

J. K. Rowling é uma autora que me conquistou com o universo criado para Harry Potter, contudo, foi com algum receio que iniciei a leitura de Quando o Cuco Chama. Afinal, trata-se de um livro completamente diferente da série que a apresentou. É um policial atual dirigido a um público adulto. Felizmente, rapidamente consegui afastar-me da imagem que até então tinha da autora, não devido à utilização do pseudónimo Robert Galbraith mas sim graças à facilidade com que entrei nesta nova trama.

Ao início é fornecido um cenário onde ocorreu uma morte. Ao acompanhar a polícia depressa se percebe a tese de suicídio e fica-se com uma ligeira imagem da modelo que, supostamente, se terá atirado da janela de sua casa. É interessante que a descrição apresentada desta jovem é muito baseada em estereótipos e no que contam os meios de comunicação social, o que faz com que o leitor sinta distanciamento dessa mulher nesta fase da leitura.

Só mais tarde é possível conhecer o protagonista desta aventura. Cormoram Strike é um homem que, numa primeira análise, parece ir contra a ideia que o leitor pode ter de um detetive capaz de investigar este caso. São muitos os problemas pessoais que o afetam, sendo que alguns deles acabam por não ser inteiramente definidos, ficando o leitor apenas com uma vaga ideia. Como se tal não bastasse, parece não conformado com a sua situação profissional atual e tem um passado que o continua a atormentar, mesmo que negue tal a si próprio. É curioso ver que ele dá a ideia de ser mais velho do que realmente é, tanto em termos psicológicos como físicos. Contudo, com o decorrer da leitura, é com interesse que se observa a capacidade de observação e análise rápida deste homem que parece conhecer melhor a natureza humana do que quer fazer parecer.

Com a ajuda de Robin, uma inesperada secretária e ajudante, Strike vai evoluir na sua investigação como também passar por um processo de autodescoberta. É interessante ver o entusiasmo crescente deste homem perante o desafio de que está encarregue. Com a evolução deste trabalho, é possível ficar a conhecer melhor o passado do protagonista e assim perceber o que o motiva e afeta, ficando a certeza que esta personagem não foi apenas construída como tendo em vista o seu trajeto profissional como também a sua vida pessoal, tornando-se, desta forma, mais humano. Fica apenas a sensação de que poderiam ter havido mais revelações de forma a ser possível esclarecer certas dificuldades atuais.

As personagens secundárias enriquecem a narrativa. Bem conseguidas, com profundidade, dotadas de personalidades interessantes, credíveis e que impelem o leitor a querer saber mais sobre elas. As peculiaridades de certas figuras acabaram por remeter para outras personagens da autora, não devido a semelhanças, mas devido a pequenos detalhes, nomeadamente formas de falar, extravagâncias, e principalmente devido ao valor que acrescentam à história e forma como cativam o leitor. Destaco Robin, uma jovem mulher que até a si se surpreende e que se tornou crucial para o sucesso desta investigação.

Lula Landry, a vítima, acaba por se tornar numa figura que me suscitou a curiosidade ao longo de toda a narrativa. Isto aconteceu nem sempre pelas razões que conduziram à sua morte, mas pelos diferentes relatos que eram feitos dela. Assim, ao longo da leitura, para além de ser necessário perceber o que realmente lhe aconteceu, inicia-se também uma pesquisa sobre quem ela foi. As perceções sobre esta mulher são alteradas consoante cada relato, e é curioso ver que, enquanto ao início era sugerida a ideia de uma musa distante, já mais perto do fim Lula parecia uma jovem completamente diferente e mais próxima.

O início da leitura pode custar a arrancar, mas assim que Strike começa a interrogar as pessoas que rodeavam Lula surge um novo ritmo, mas rápido e intenso. A investigação em si acaba por se tornar envolvente, até ao ponto em que não consegui largar o livro até saber o que realmente tinha acontecido. O encadeamento de acontecimentos está bem conseguido e é interessante constatar que, inicialmente, Strike abordou as figuras que estavam mais afastadas de Lula, sendo que para o fim ficaram as que poderiam dar informações mais reveladoras e próximas da realidade.

As revelações finais conseguem surpreender. Foi uma solução que me tinha passado pela cabeça, mas sinceramente não achava possível e depressa a troquei por outras que, aparentemente, surgiram só para enganar. Assim, o mistério chegou mesmo até ao fim, o que é muito satisfatório dentro do género policial. Ficam apenas algumas dúvidas quanto à credibilidade de alguns aspetos apesar das explicações que foram fornecidas.

Quando o Cuco Chama revelou-se um policial bem  escrito e conseguido. Cativante, dotado de personagens credíveis e um mistério que agarra, é um livro que rompe com trabalhos anteriores da autora e que revela a sua versatilidade. Recomendo.

Saiba mais sobre este livro aqui.

Outras opiniões a livros de J. K. Rowling:
Harry Potter e a Pedra Filosofal (#1)
Harry Potter e a Câmara dos Segredos (#2)
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (#3)
Harry Potter e o Cálice de Fogo (#4)
Harry Potter e a Ordem da Fénix (#5)
Harry Potter e o Príncipe Misterioso (#6)

Sem comentários: